FurryBrasil

> Editorial

Somos Um Só Fandom - by Furboliche

Olá fursoal!

Nós, do staff do Furboliche, viemos através deste comunicado deixar claras algumas posições do Furbolich e em relação a inexistente rivalidade que, segundo alguns, está rolando entre nosso evento e o Abando, o acampamento furry brasileiro.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o Furboliche e o Abando são eventos diferentes, com propostas diferentes e, sobretudo, com métodos de trabalho e comunicação que são próprios de cada staff - o que é natural.
O que ambos os eventos possuem em comum é o desejo de criar oportunidades de interação para os membros da nossa comunidade furry, além do mundo virtual.
De certa forma, os eventos são complementares e também se relacionam de maneira complementar com os diversos eventos, furmeets e atividades realizados em diversas cidades Brasil a fora e também na internet.

No entanto, por diversas vezes, escutamos em conversas com amigos do fandom que está sendo propagada dentro do fandom uma eventual rivalidade entre o Furboliche e o Abando, o qual refutamos veementemente. Não existe esse rivalidade.

Pode ter existido um ruído de comunicação, reforçado esse ano, pelos problemas ocorridos durante e após o Abando. Problemas esses que são notoriamente conhecidos, e se tornaram públicos através do próprio staff do Abando. Os problemas têm sido exaustivamente discutidos em diversas comunicações feitas em seus canais oficiais. Segundo o próprio staff, "o Abando 2015 poderia ter sido melhor" (e aqui fazemos a ressalva que qualquer evento de grande porte tem e terá problemas durante seu andamento. O próprio Furboliche enfrenta diversos desafios em todas as suas edições).
O fato é que a partir disso começaram comparações entre os eventos, que são vazias e inúteis já que, como dissemos anteriormente, são eventos diferentes.

Outro ponto levantado em diversas conversas no fandom tem a ver com críticas que o staff do Furboliche teria feito ou ainda faria ao evento Abando. O Furboliche e seu staff, em nenhum momento, fez ou fará qualquer crítica pública ao Abando. Alguns de nossos staffs foram abandistas nos últimos anos (e como abandistas, foram convidados a participar de pesquisa de opinião do Abando).
Nossos staffs que estiveram no Abando - na posição de abandistas - quando fizeram elogios, críticas, reclamações ou quando tiveram dúvidas, o fizeram via canais oficiais do Abando ou ainda em mensagens diretas e encontros pessoais com o staff do Abando ou com outros abandistas que estiveram no evento deste ano.

O Furboliche, enquanto evento, não tem crítica alguma a fazer em relação ao Abando, muito pelo contrário, agradecemos as diversas menções ao Furboliche, seja em suas redes sociais, ou mesmo no próprio evento. No Abando 2015, fomos autorizados a exibir o teaser do Furboliche 3.
O staff do Abando foi muito gentil em relação ao Furboliche em nosso início, inclusive com demonstrações públicas de apreço e apoio (como mostrado no vídeo do Furboliche 2).
Tentamos sempre retribuir o carinho com links para os eventos do Abando em nosso facebook, com links para as redes sociais do Abando nos nossos canais oficiais.

Isto posto, nós do Furboliche acreditamos que o furry fandom brasileiro é especial justamente por contar com diversos eventos que podem sim se comparar a similares realizados no exterior.
Nosso desejo é que tenhamos um fandom cada vez maior e mais forte, que sejamos respeitados no mundo todo. Acreditamos que esse seja o mesmo desejo do staff do Abando e todos os furries brasileiros.

Somos um fandom unido, sem divisões em grupos menores ou sub-fandoms com nomes próprios (algo tão comum nos fandoms dos países vizinhos).

Somos, com orgulho, parte do mesmo fandom do Abando, do Confuria, do FurSampa, do FurSantos, do Patas do Cerrado, do Furstrike, dos diversos encontros furries locais, das diversas atividades que existem na internet.

Somos furries e gostamos de estar no meio dos milhares de outros furries que são parte desse grupo único, que é o fandom brasileiro.

Somos privilegiados de fazer parte disto.

Somos um só fandom.


E ai Furry Brasil?

Olá furries, realmente faz um tempo que não postamos um artigo falando sobre nada aqui né?

Bem, hoje eu consegui um tempinho para fazer o que eu posso chamar de, um pequeno desabafo. Fica aqui o aviso de um possível texto grande a se ler.

Bem, o primeiro assunto, já é mais do que sabido que não é de hoje que o portal, forum ou diabo que você queira chamar tem essa aparência de estar jogado as traças(pelo menos esse marco não é só nosso <3) e isso não é só culpa minha ou da administração, então vamos a lista de desculpas.

Vidas. Todos nós temos uma(algum não no mundo real, mas não vem ao caso), pessoas mudam, pessoas crescem e tem uma coisa chamada responsabilidade, então você ai que não trabalha, não venha com essa de querer virar adulto, é uma bosta, sério. E com isso fica realmente difícil dar a atenção necessária aqui, bem como fica difícil aconpanhar a atividade das coisas e planejar melhoras ou atividades.

Nesse ponto fico feliz que tenham furries interessados em trazer esse movimento e sou muito grato a essas pessoas.

"Mas e porque não colocam novas pessoas pra colaborar com a administração?"

Bem, eu vou resumir o #mimimi, até porque, não há motivos especial pra ser bonzinho na explicação.

Bem, você pedir colaboração, sempre aparece gente pra ajudar. Mas é só na teoria, na prática, dificilmente acontece. É tipo o cara que vai fazer faculdade de jogos, o cara pensa que vai ficar o dia inteiro jogando. Quando ele percebe que o curso é matemática e todas aquelas matérias chatas e irritantes que todo mudo fala, o cara pula fora. Claro que não somos privilégiados desse caso.

Então é dificil arranjar hoje alguém que tenha tempo, pique e força de vontade pra fazer parte da banda.

Mas, que fique claro. Sempre estivemos de portas abertas para quem quissesse ajudar com o fórum e com a parte de matérias, essa em especial, demos a flexibilidade de qualquer furry escrever alguma matéria e mandar para avaliação e então ser publicada, porém, veja quantas foram postadas.

"Ah, mas tembém, o site é muito velho, ninguem mais usa fórum assim!"

Depende. Infelizmente, depende. Eu considero o formato do fórum hoje, arcáico, sim. Porém, esse formato ainda é muito usado por ai a fora em fóruns grandes.

Eu tenho uma grande vontade de reformular o site todo, mas o que veio me impedindo por bastante tempo, tirando o fator vida, é que por estar preso ao phpBB(plataforma do fórum) as informações são bem difíceis de migrar, principalmente a parte de anexos.

O portal em si, é um grande mod inline que eu fiz em 2010 se não me engano, no phpBB, justamente por estar amarrado com a plataforma.

"A moda agora são redes sociais, por que não faz o Furry Brasil como uma rede social?"

Em resumo? Seriamos o Google+ do conteúdo furry. Eu concordo que o Furry Brasil poderia ter integração melhor com rede sociais(na verdade só integração já seria um começo, porque não tem nenhuma parando pra pensar agora).

Mas se é pra alterar o Portal, que seja como um todo, e não por exemplo, chegar e instalar algo como wordpress, botar um caralho de BuddyPress e se vangloriar do trabalho, pode ser rápido, mas não é uma solução bem feita de verdade, não é algo feito pra atender a necessidade real da comunidade.

Mas sim, eu gostaria que o portal tivesse uma melhor integração e conectividade com redes sociais, porém, não se comportar como uma rede social.

"Ah, mas até agora você só reclamou que ninguém fez nada, que ta abandonado, vai dizer que vai fechar o site também?"

Enquanto eu estiver vivo meu amigo, minha amiga. Esse site vai estar no ar. E pra quem pensa que algum dia o Furry Brasil deu lucro, afinal, eu já ouvi dessas, se engana, eu(Graan, Titus, ou demònio que vc queira chamar) banco a estrutura do portal sem pedir ajuda a ninguém, e não fico reclamando de prejuízo publicamente(tirando hoje, claro).

O Furry Brasil me ajudou de várias formas. E desde quando me tornei o administrador, eu vejo o que faço hoje como uma forma de retribuição, que o mínimo que eu posso fazer pelo portal, é deixar ele sempre funcional aos usuários, mesmo que atualmente as coisas andem aos tropeços, o importante é não cair.

Nem que mude a administração algum dia por sabe-se la que motivo, eu tenho intenções de parar de dar essa ajuda.

"Então, qual a finalidade de você vir aqui encher o saco com essa biblía que você escreveu?"

Tirando o fato de esperar alguém vir comentar que tem algo escrito errado, que certeza que deve ter. Eu simplesmente fiquei de saco cheio por não falar porra nenhuma a respeito de nada. Acho que o mínimo que eu devo é alguma explicação sobre ter "desaparecido".

O fato é que eu nunca deixei de pensar em melhorar o Furry Brasil, entretanto, sozinho é difícil. E quando eu falo sozinho, eu digo na questão de desenvolvimento. Pois infelizmente o Perx e o Chow que sempre estiveram comigo ajudando no portal, e até mesmos os outros furries que vieram a colaborar na administração, não têm conhecimento técnico suficiente para me ajudar com essa tarefa.

Sei que um dia, não sei quando, mas eu espero que não se postergue mais do que já foi. Eu possa dar uma recalchutada no portal, com algo novo, novo de verdade.

E bem, desculpem ter sido tão direto assim, mas como desabafo, não tinha como não ser.

Espero que realmente tenha esclarecido algo e que de alguma forma, isso ajude a fazer alguns furries refletirem um pouco.

E já que virou moda, curte ai, da um joínha, compartilha no fêice!

Graan~

Resumo: Pré-Abando 2014

Estivemos no Pré-Abando 2014, realizado, como de costume na padaria Estrela Polar, no bairro de Santana em São Paulo, onde cerca de 45 pessoas de diversos lugares do Brasil, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, dentre outros além do pessoal de São Paulo compareceram para saber mais sobre o Abando a ser realizado ano que vem.

A organização do evento iniciou mostrando um pouco sobre o Abando realizado no mês de Fevereiro deste ano, mostrando fotos e vídeos do evento.

E enquanto o pessoal petiscava, a organização anunciou o tema do ano que vem: Japão, As Terras de Daimyõ

PET - Protetores da Existência na Terra

Quando o Perx me enviou um link sobre essa HQ confesso que torci um pouco o focinho. Minha primeira sensação foi: “Caraca, Power Rangers encontram Capitão Planeta e o furry fandom?”. E na minha boca veio aquele gostinho amargo de que esta seria outra daquelas histórias eco-chatas duras de engolir...

Bastou que eu visse que o Nestlabo Ramos, autor do fantástico Zoo, era o responsável por PET para que passasse a crer que teria grandes chances de que eu queimasse minha língua e saboreasse algo realmente bom.

As premissas que apareciam na internet sobre a HQ era um grupo de animais (observe que são animais e não humanos!) que foram escolhidos por uma força chamada Consciência Cósmica e deram um grande salto na evolução, assumindo uma forma antropomórfica, ganhando sabedoria e poderes que usam para proteger a Terra.

Vendo a qualidade maravilhosa da arte da HQ e a premissa da história, você tem a sensação de que está indo comer um excelente prato, mas com a impressão de que não ir querer repetir.

Então no incio do mês de Julho de 2012, a Lor veio até mim com um link anunciando o lançamento no dia 14 do mesmo mês na loja da Comix aqui em São Paulo. Era o mesmo dia do FurSampa e do Pré-Abando, então porque não dar uma passadinha para conferir o lançamento e conseguir um autógrafo do próprio Nestablo?

O lançamento foi realmente muito bacana e pude conversar com o Nestablo Ramos por um tempinho enquanto ele autografava (e desenhava) na minha edição de PET. 

Patas do Cerrado 3

Yoo!! Finalmente o Patas do Cerrado 3!! Brasilia tendo seu terceiro furmeet desde que osfurries de Brasília começaram à se falar.

Local:

Este terceiro furmeet pretende ser maior que os outros, por isso o planejamento seiniciou 4 meses antes do evento, chegamos a mudar o local. Nos utimos 2 encontrosforam no Zoológico de Brasilia, dessa vez será no pontão do lago sul. (http://www.pontaodolagosul.com.br/pontao/index.html)

O lugar é um local publico com alguns bares (super caros por sinal), em frente ao lago Paranoá.Aqui tem algunas fotos do lugar*:

*Foto super amadora, tirada de um celular quando os furries de Brasília foram avaliar o local.Foto próxima ao local onde iremos ficar.

Resumo: Pré-Abando 2014

Por xtitus em 22/07/2013 às 14:58:30 | 6 Comentários

Estivemos no Pré-Abando 2014, realizado, como de costume na padaria Estrela Polar, no bairro de Santana em São Paulo, onde cerca de 45 pessoas de diversos lugares do Brasil, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, dentre outros além do pessoal de São Paulo compareceram para saber mais sobre o Abando a ser realizado ano que vem.

A organização do evento iniciou mostrando um pouco sobre o Abando realizado no mês de Fevereiro deste ano, mostrando fotos e vídeos do evento.

E enquanto o pessoal petiscava, a organização anunciou o tema do ano que vem: Japão, As Terras de Daimyõ

PET - Protetores da Existência na Terra

Por HweiChow em 24/07/2012 às 00:38:23 | 9 Comentários

Quando o Perx me enviou um link sobre essa HQ confesso que torci um pouco o focinho. Minha primeira sensação foi: “Caraca, Power Rangers encontram Capitão Planeta e o furry fandom?”. E na minha boca veio aquele gostinho amargo de que esta seria outra daquelas histórias eco-chatas duras de engolir...

Bastou que eu visse que o Nestlabo Ramos, autor do fantástico Zoo, era o responsável por PET para que passasse a crer que teria grandes chances de que eu queimasse minha língua e saboreasse algo realmente bom.

As premissas que apareciam na internet sobre a HQ era um grupo de animais (observe que são animais e não humanos!) que foram escolhidos por uma força chamada Consciência Cósmica e deram um grande salto na evolução, assumindo uma forma antropomórfica, ganhando sabedoria e poderes que usam para proteger a Terra.

Vendo a qualidade maravilhosa da arte da HQ e a premissa da história, você tem a sensação de que está indo comer um excelente prato, mas com a impressão de que não ir querer repetir.

Então no incio do mês de Julho de 2012, a Lor veio até mim com um link anunciando o lançamento no dia 14 do mesmo mês na loja da Comix aqui em São Paulo. Era o mesmo dia do FurSampa e do Pré-Abando, então porque não dar uma passadinha para conferir o lançamento e conseguir um autógrafo do próprio Nestablo?

O lançamento foi realmente muito bacana e pude conversar com o Nestablo Ramos por um tempinho enquanto ele autografava (e desenhava) na minha edição de PET. 

Patas do Cerrado 3

Por xtitus em 29/04/2012 às 16:11:53 | 7 Comentários

Yoo!! Finalmente o Patas do Cerrado 3!! Brasilia tendo seu terceiro furmeet desde que osfurries de Brasília começaram à se falar.

Local:

Este terceiro furmeet pretende ser maior que os outros, por isso o planejamento seiniciou 4 meses antes do evento, chegamos a mudar o local. Nos utimos 2 encontrosforam no Zoológico de Brasilia, dessa vez será no pontão do lago sul. (http://www.pontaodolagosul.com.br/pontao/index.html)

O lugar é um local publico com alguns bares (super caros por sinal), em frente ao lago Paranoá.Aqui tem algunas fotos do lugar*:

*Foto super amadora, tirada de um celular quando os furries de Brasília foram avaliar o local.Foto próxima ao local onde iremos ficar.