Hoje é Seg 22 Set, 2014 3:12 am

Sua própria caixa de luz!

Fórum Tutorial, técnicas de desenho, pintura, dicas e progresso passo a passo. Vamos todos participar!

Sua própria caixa de luz!

Mensagempor Carykaiba em Sex 19 Mar, 2010 7:19 pm

AE, esse é um tutorial diferente dos demais por aqui, mas tem muito a ver.

Você já se pegou querendo uma mesa de luz mas nunca pode ter uma por conta dos altos preços dela?Ou por que não tem espaço, ou simplesmente por que nem sabe o que ela faz?XD

Bem, eu encontrei um ótimo tutorial de como fazer sua própria lightbox e consegui terminá-la em dois dias *-*...e funciona!*------*

Bem, antes...Pra quê serve mesmo uma lightbox?D:

1 – Agilizar a arte-final

É a função mais clássica da mesa de luz. Faz-se o desenho a lápis em uma folha de papel e faz-se a arte-final, à tinta, em outra folha, sobreposta à primeira. Presa com clipes, grampos ou adesivos, a luz que vem sob as folhas dá a transparência necessária para que o lápis seja visto na folha de cima, que receberá o acabamento à tinta. Com isso, não só não é necessário apagar o lápis depois (tarefa necessária quando desenho e e arte-final são feitos na mesma folha) como também tem-se o desenho a lápis salvo no caso de derramar-se tinta sobre a página ou em outro acidente semelhante.

2 – Avaliar melhor o desenho
Para conferir as proporções e a simetria do seu desenho, nada melhor do que vê-lo espelhado do avesso. Isso facilita muito aos nossos olhos perceberem imperfeições no desenho, que podem ser facilmente corrigidas. Sendo assim,a mesa de luz ajuda e muito: basta virar a folha para o verso e a luz fará com que você veja a imagem espelhada.

3 – Mais de um esboço

Com a mesa de luz, é mais fácil fazer esboços progressivos em folhas diferentes. Na primeira folha, faz-se um esboço mais bruto e rabiscado. Colocando uma folha sobre esta primeira, faz-se nela um segundo esboço, mais limpo e detalhado. Este último esboço servirá de base para a arte-final.

4 – Trabalho com guias
Para agilizar o desenho, tenho uma série de folhas-guia impressas. Cada uma tem um padrão que se usa como base, dependendo do desenho: linhas verticais, horizontais, quadriculados, linhas partindo de um ponto de fuga, curvas, entre outras, todas feitas no CorelDraw e impressas no papel. Daí, em vez de pegar a régua e traçar a lápis linhas-guia, apenas coloca-se estas folhas-guia sob o papel de desenho e liga-se a mesa de luz.

5 – Variações sutis de um mesmo desenho

Em alguns casos, é preciso desenhar a mesma figura mais de uma vez em posições diferentes ou com pequenas mudanças de uma imagem para outra. Daí, faz-se o primeiro desenho e, com ele sob uma folha nova, traça o segundo desenho, tendo-o como base, para que as mudanças sejam somente as necessárias.

Então?Agora ficou com vontade de ter/fazer uma,né?XD...Com essa imagem simples é fácil deduzir como a lightbox foi feita:
Imagem

Well, não tenho como postar fotos da minha lightbox no momento(minha mãe emprestou a câmera u.u) mas posso dizer por enquanto como eu a fiz.

Vamos lá, é tão simples como fazer bolo com massa pronta 8D

Material: Bem simples e possível de ser obtido em qualquer lugar.
-Uma caixa de madeira(vejam que a da foto é uma caixa de frutas, é só ir num sacolão e pedir. elas são pequenas e resistentes, perfeitas para tal coisa)...Se o cara do sacolão implicar diga que é para um trabalho de escola : P
- Uma prancheta transparente, um plástico liso ou um vidro liso do mesmo tamanho da caixa.(Uma prancheta é a melhor opção por que tem a paradinha pra segurar o papel. Um pedaço de vidro do tamanho da caixa não deve ser mais que 10 reais, o pedaço de plástico que é mais difícil de ser obtido)...Não esqueça, o pedaço deve ser transparente ou branco, senão a luz não passa por ele D:
- Uma gambiarra 8DDDD -...para fazer a parada da luz você vai precisar de um fio elétrico com uma das pontas com tomada, a outra vai a paradinha da luz. Isso é gambiarrazinha XD, não é vendido desse jeito. Mas eu perguntei ao dono de uma loja de iluminação e ele não me cobraria pelo serviço. Essas três peças(mais a lâmpada fria) dão 6 ou 7 reais, foi isso que ele me cobrou, mas felizmente eu já tinha todo o material em casa viva eu 8D

Ferramentas: Algumas coisas necessárias ou não para fazer a lightbox
-Martelo e pregos(ajudará se precisar reforçar a caixa de madeira)
-Alicate (para retirar os pregos já existentes na caixa se for preciso desmontá-la para diminuir o tamanho)
-Serra ou makita/serra tico-tico (para cortar a madeira desnecessária. Eu diria que a makita é a melhor opção. Apesar de perigosa eu conseguir terminar mais rápido o trabalho e com a serra eu só consegui um braço inteiro doendo por esforço repetitivo u.u)
- pistola de cola quente ou super-cola (eu tenho pistola tb 8DDD...Serve para colar a prancheta na madeira, mas se for vidro sugiro que peça para que façam furos nas extremidades para colocar parafusos)

Tendo tudo isso ae você simplesmente junta tudo. Diminua a caixa de madeira se for preciso, sugiro medir conforme o tamanho da prancheta/vidro antes e esse mesmo deve ter o tamanho de uma a4 uns 2cm maior, se possível. A gambiarra da lâmpada você pode colar na caixa também, pra não cair ou algo assim...

Orçamento: se todo o material der mais de 30 reais alguém tá te roubando nessa história. Felizmente eu só comprei a prancheta, todo o resto dos materiais e ferramentas eu já tinha em casa XD...Vc também pode colocar nisso a lixa, a tinta e o verniz se quiser incrementar sua lightbox, deixá-la mais bonita : >...A minha eu fiz de qualquer jeito mesmo pq eu estava entusiasmada demais.

Tenham cuidado com as ferramentas, peguem duas caixas de madeira pra se errarem em algo, tenham alguém por perto pra supervisionar pra se algo ocorrer errado(como perder um dedo na makita 8D) e boa sorte!^^

Mais tarde eu coloco as fotos :3
ImagemImagemImagemImagemImagem
Carykaiba
Maníaco

Data de registro: Sex 26 Out, 2007 11:04 am

Re: Sua própria caixa de luz!

Mensagempor Furry Bob em Seg 22 Mar, 2010 9:49 am

omg! <o>

é simples bagarai D:

adorei! \o/
Furry Bob
Fanático

Data de registro: Ter 08 Abr, 2008 2:52 pm

Mensagempor Carykaiba em Ter 23 Mar, 2010 10:47 pm

Furry Bob escreveu:omg! <o>

é simples bagarai D:

adorei! \o/

NOW DO A LIGHTBOX YOU TOO *narrador do polishop*
ImagemImagemImagemImagemImagem
Carykaiba
Maníaco

Data de registro: Sex 26 Out, 2007 11:04 am

Mensagempor Yanazake em Dom 15 Ago, 2010 12:44 pm

Sabiam que tem um modo MAIS SIMPLES AINDA de conseguir algo parecido? você só precisa de um espelho e uma prancheta de acrílico ou uma mesa de vidro. {cat;)}
Eu mesmo já fiz isso outro dia, o problema é achar o ponto certo pra rebater a luz do sol XD
Liger, rare no matter how you look x3

Imagem
Yanazake
Maníaco

Data de registro: Ter 02 Mar, 2004 1:31 am

Mensagempor lupelongo em Dom 15 Ago, 2010 1:15 pm

lampada forever
I don’t care
What they’re going to say
Let the storm rage on,
The cold never bothered me anyway...
lupelongo
Compulsivo

Data de registro: Qui 05 Ago, 2010 9:09 pm

Mensagempor Caio Nilsao em Dom 15 Ago, 2010 1:17 pm

preguiça de ir até a lojinha pra comprar a tomada pra lampada x.x
Caio Nilsao
Maníaco

Data de registro: Dom 08 Ago, 2010 9:42 am

Mensagempor Dan-Dash em Dom 15 Ago, 2010 1:51 pm

Aw tá!
Já tinha visto uma dessas, o Glowfox do FA fez uma!
Leia minha comic One Wolf: http://www.onewolfcomic.wordpress.com
Imagem Imagem
Dan-Dash
Fanático

Data de registro: Ter 17 Mar, 2009 8:35 pm

Mensagempor Estratus em Qua 18 Ago, 2010 10:58 am

Ah, eu fiz uma com uma quando estava fazendo a animação pro trabalho da facu, mas era com uma lampadazinha incandescente, e queimava meus pelinhos. {cat:lol}
Imagem
Estratus
Fanático

Data de registro: Sáb 10 Jul, 2010 8:06 pm

Retornar para Tutoriais