VOCÊ NÃO É FURRY!

Nesse exato momento você deve estar se perguntando que raios de título é esse, correto? Pois é! É isto mesmo! Você não é furry!

 

Quase posso ouvir seus revoltados gritos de protesto do outro lado do monitor, juntamente com sua pergunta ("Quem essezinho aí pensa que é para ter a ousadia de afirmar que eu não sou furry?")

Respondo-lhe que não sou ninguém e tampouco tenho direito de fazer tal afirmação, da mesma forma que nem você - e nem ninguém mais! - o tem. Mas ao longo destes meus onze anos no furry fandom, não me faltam histórias. Observe você que, em alguns casos, com consequências maiores do que se possa supor, furries se ergueram e apontaram seus dedos (ou patas se assim preferir) contra seus companheiros, para os classificar: este é furry, aquele não o é. Aquele lá é mais furry do que este.

Mas, aquele que aponta e qualifica o faz baseado em qual definição acerca do que é furry?  Quais critérios ele usa? Aliás, diga-me você, há algum consenso sobre o tema?
Em 2007, viajei a Buenos Aires. Discorrendo sobre o tema "O que é furry” com os furries de lá, um deles, Zorro Re, renomado artista daquela terra, me disse algo que tomei por verdade: "Pergunte a dez furries o que é furry que você terá vinte respostas diferentes!"

Como tantas respostas são possíveis e, tendo nós observado que, para uma classificação, é necessária uma definição clara (tal qual o fizeram ao reclassificarem Plutão e meterem-no junto à Ceres, Makemake, Haumea e Éris como planetas-anões, rebaixando um, promovendo outros e dando esperança a mais alguns) devemos achar esta definição sobre furry se assim quisermos classificar a alguém como sendo ou não um.

Então, levanto a questão de ouro do furry fandom. Como chegaremos a uma definição unânime se cada um de nós tem uma visão do tema? Há aqueles que preferem o lado espiritual e xamânico; os que o tem pelo apreço a personagens zooantropomorfos; os que nisso estão por de animais gostar; os que não vivem fora de suas fursuits e - por que não incluir - os que gostam apenas de yiff. Seria correto e justo excluir ou deixar de ouvir a opinião de algum destes na hora de se criar uma definição que nos daria a oportunidade de classificar a todos?

E, se me permitem apelar aos baixos golpes, destes que nos afetam a moral e os brios, onde fica então, no momento em que se erguem os dedos que separam e julgam, aquela tão enaltecida e digna de orgulho história de que furries são amigáveis e receptivos? Se o somos, porque não podemos aceitar aquele que se diz furry como tal?

Sim, meus caros, aonde quero chegar com isto tudo é que, se alguma pessoa tem um motivo que a leve a acreditar e, por conseguinte, proclamar-se furry, não tenho nem eu e nem você o direito de contradizê-la.

Para que nos enveredarmos por estas sendas, insistindo em classificações, divisões e julgamentos quando sequer existem definições que as sustentem? Para que, no final, baseado nessas definições pessoais e individuais, eu, tu, ele, nós, vós e eles, enfim, nenhum de nós, possa se dizer furry?

 


E quero agradecer à Cary e ao Hreter por me recordarem que, certas coisas, como todas que disse aqui e antes, devem ser ditas, ainda que não compreendidas, por uns ou por todos, porque disto se encarrega o tempo e não as palavras de um velho cão.

Para comentar você precisa estar logado
Para mim, Furry é um estilo de vida assim como qualquer outro, sendo você um furry, um emo, um otaku ou qualquer outra cultura, se você está feliz com quem é, se você faz o que gosta com quem gosta e respeita aos outros, não há quem possa te julgar ou dizer que não é furry.
pois assim como você mesmo disse, "furries são amigáveis e receptivos", mas acima de tudo, Compreensivos.
Furries não deveriam julgar uns aos outros como não furries, mas compreender as diferenças entre sí e aceitar a todos que se dizem furries, para que o fandom possa deixar de ser apenas uma idéia, e crescer, como uma realidade para os furries.
21/01/2011 18:36:21
"se você está feliz com quem é, se você faz o que gosta com quem gosta e respeita aos outros, não há quem possa te julgar ou dizer que não é furry.
pois assim como você mesmo disse, "furries são amigáveis e receptivos", mas acima de tudo, Compreensivos." é uma coisa que dificilmente algums furries não entendem,mas concordo com que o kimmy e chow disseram.Afinal por que temos isso de apontar o dedo/pata para os outros e julgar aquilo que não vai com o nosso modo de pensar? cada um que vive em um grupo sendo emo,gótico ou otaku acaba com esse mesmo dilema que passamos de "fulano de tal não é X por que faz coisa de Y".
Cada um tem sua interpretação que faz ser o furry algo unico mas com seu diferencial,se pudermos ter um pouco de bom senso de "o que eu não quero pra mim eu não quero para o próximo" e pensar MAIS de duas vezes antes de dizer algo que provavelmente vai acabar prejudicando ao invés de ajudar.

Bom é isso que eu queria dizer (e peço desculpas ao chow e kimmy e a todos do fandom se eu fui errado com cada palavra minha).
22/01/2011 00:24:03
Devo dizer que adorei o texto, exemplifica tudo o que me vem ao coração sobre a tendencia que temos de tentar classificar aos outros e não a nós mesmos, parabens
21/01/2011 18:42:12
Falou tudo, o texto está ótimo.
22/01/2011 00:57:06
Muito interessante o texto meus parabens Chow, nyaa em minha consepção todo aquele que tiver conhecimento de quem é pode se julgar furry ou não, ser furry ou não pode afetar ou não em seu estilo de vida, mas é claro isso é apenas minha opinião.

Agora na minha experiencia temo em dizer mas todos aqueles que participam de grupos sociais com interesses nao "comuns" (veja que com comuns eu quero dizer aquilo que a sociedade esta acostumada a ver) está sujeita a sofrer certas consequencias, uma delas é o preconceito, eu ja tinha experiencia com o preconceito por ter cabelo grande, mas piorou quando começei a usar coleira, posso dizer que é um sofrimento muito grande mas que aceito com prazer (eu nao sou sado-mazoquista XD), creio que se as pessoas não estão acostumadas com algo elas tendem a ter preconceito mesmo, isso acontece e semre aconteceu na história da humanidade, espero que os tempos mudem e as pessoas possam ser elas mesmas enquanto andam por ai, assim como eu faço, sem mentiras, sem máscaras.
22/01/2011 15:12:08
WOW I LOVE IT!
ITS SO CUTE
hey listen, sometimes people are blinded by religion or by fear, but it has to end!
is wonderful to find someone with the same views as me.
I would like all aimed at the world as it is and not pretend to be.
09/09/2013 20:34:24
Devo concordar. Cada um tem uma opinião.
22/01/2011 18:09:35
Tem toda a razão, Chow.
23/01/2011 00:47:48
Otemo texto xow xow :)

É bem assim mesmo, a descrição do fandom não bate mto de um fur para outro. Mas só do individuo se dizer furry, em algum contexto dos citados ele vai encaixar.
24/01/2011 07:22:40
"Nesse exato momento você deve estar se perguntando que raios de título é esse, correto? Pois é! É isto mesmo! Você não é furry!
Quase posso ouvir seus revoltados gritos de protesto do outro lado do monitor, juntamente com sua pergunta ('Quem essezinho aí pensa que é para ter a ousadia de afirmar que eu não sou furry?')"

Na realidade tava concordando lol

Meu conceito de furry foi há muito pisado e enojado pela maioria. E como a voz do povo é a voz de Deus, eles têm razão e como não sigo as mesmas classificações que eles...Não sou furry :)
24/01/2011 20:07:37
Eu entendo, bela descrição hehe :3
Bom, acho que o pq deu ser furry ainda são os desenhos (Nos quais acabei criando a minha fursona), os amigos e a minha paixão por fursuits (Ainda faço uma! u.u) xD
Mas oq mais me deixa a vontade nessa comunidade é fato de não sermos todos iguais, de mesma opinião e td mais
De certa forma, o povo furry que convivo está mais ligado a desenhos
E uma coisa percebi mesmo, como vc falou, são mais receptivos
Como otaku, nunca fiz amizade assim, se comparado com furrys
Tem gente que conheci no evento mas nunca mais falei, gente no msn que adicionei e nem sei mais quem é, mas agora com furrys é diferente, claro que tenho mais afinidade com uns do que com outros, mas é um laço muito forte que nos une
No dreams pude encontres 3 amigos, oq não acontece com muita frequência com os amigos otakus xD
Enfim, eu sou furry, e amo todos os meus amigos furrys o/
24/01/2011 22:29:49
Isso talves ocorra porque a muito menos furrys q otakus, como vc encontra otakus mais facilmente eles são mais frios, pois se não fizer amizade naquele momento, encontra-ra outro otaku depois(na primeira loja de jogos já acha um), ja o furry por ser bem mais dificíl encotrar outro, faz amizade mais facilmente e esta mais recepitivo a manter uma amizade duradoura
07/07/2011 18:42:30
Caótimo artigo, eu sempre pensei desta forma e não existe definição do realmente é ser furry, eu não sou tão amigável e receptivo adoro equipamentos bélicos e tals, isso já prova que existem furries mais radicais e violentos quebrando a teoria de que ser furry é ser estupidamente cute e bonzinho. A questão é essa, eu não vou interferir ou criticar a definição dos outros então não critiquem a minha.
24/01/2011 23:35:00
Concordo. Eu, por exemplo, não sou chegado a chibis, cartoons (de TV mesmo) e coisas tipo "cute" - prefiro os furries que entram na definição de "badass" - então eu não sou furry? Sou um tipo diferente de furry, mas sou! A princípio, quem gosta de anthros é furry.
15/04/2011 12:39:42
Algum admin retire o repetido plz!!!
15/04/2011 13:45:31
Concordo. Eu, por exemplo, não sou chegado a chibis, cartoons (de TV mesmo) e coisas tipo "cute" - prefiro os furries que entram na definição de "badass" - então eu não sou furry? Sou um tipo diferente de furry, mas sou! A princípio, quem gosta de anthros é furry.
15/04/2011 13:30:15
Olá Alek de 2011, quem diria... nossa opinião hoje é outra... Existe a necessidade de se criar uma definição ou o furry fandom se torna banal. Pena que não posso voltar no passado e reescrever minha opinião...
20/04/2014 20:37:34
eu me lembro da lista da viwi...
28/01/2011 02:23:08
Smells like dramma mmmmm
28/01/2011 20:12:01
muito bom o texto!! :D
09/02/2011 15:28:19
eu só me registeri pq eu amo os bixinhus!
12/02/2011 22:55:16
Eu acredito q existe uma definição universal sim: "furry é quem gosta de animais antropomórficos." COMO essa pessoa gosta é o que varia de pessoa a pessoa - se ela gosta de se vertir de um, de desenhá-los, de orar a eles, se acredita tem um em seu interior, etc. - e esses são meros "sub-grupos". O fandom em si se baseia SOMENTE em gostar dessas criaturas. Se é necessário se identifcar-se com elas ou não é a polêmica de verdade. Mas negar uma pessoa que se considera uma é errado - eu acredito que meramente gostar de animais comuns não é ser furry, mas quem sou eu pra contradizer?
15/04/2011 12:35:50
Mas tem artistas que gostam de arte antro mas n se consideram furry(ja vi casos no DA, n pessa pra lembrar o nome q ai complica)ele se considera um artista antro e fala q só por que gosta de antro isso n faz dele furry(eu sei, é meio maluco isso,porque o furry seria o fã da subcultura furry: artes, mussica,fursuits e afins{e desenhos antro n são nada no fandom-sarcasmo}).Seria quase como se um desenhista de estilo anime/escritor de fanfic disse-se q n é otaku, so gosta do estilo dos personagens
07/07/2011 18:51:29
Eu concordo que ninguém tem o poder de tirar um título que uma pessoa impôs a si mesma como sendo dela própria (no caso, furry), e concordo que essas coisas ainda precisam ser ditas (como acredito que meus antigos professores de primário continuam repetindo que é preciso saber ouvir para depois poder falar.. ainda sem muita eficácia). Porém, e é algo que creio vou carregar comigo pelo resto dos meus dias, por mais que um grupo de pessoas tenha a capacidade de mudar a convivência entre si, isso nunca poderá ser alcançado se esse grupo for maior do que 20 pessoas. Em outras palavras: Somos uma grande família. Como toda família, temos desentendimentos, temos hipocrisia, temos ovelhas negras. Não acredito que isso vá mudar, nem cedo e nem tarde. Cabe a cada um saber interpretar e/ou abafar desavenças para amenizar as brigas.
24/07/2011 02:11:36
Eu concordo que ninguém tem o poder de tirar um título que uma pessoa impôs a si mesma como sendo dela própria (no caso, furry), e concordo que essas coisas ainda precisam ser ditas (como acredito que meus antigos professores de primário continuam repetindo que é preciso saber ouvir para depois poder falar.. ainda sem muita eficácia). Porém, e é algo que creio vou carregar comigo pelo resto dos meus dias, por mais que um grupo de pessoas tenha a capacidade de mudar a convivência entre si, isso nunca poderá ser alcançado se esse grupo for maior do que 20 pessoas. Em outras palavras: Somos uma grande família. Como toda família, temos desentendimentos, temos hipocrisia, temos ovelhas negras. Não acredito que isso vá mudar, nem cedo e nem tarde. Cabe a cada um saber interpretar e/ou abafar desavenças para amenizar as brigas.
24/07/2011 02:13:00
furry pra mim é quem se identifica sendo XD
12/08/2011 20:59:16
não sou Furry, sou um inseto u.u
10/09/2011 05:08:03
Acho que varia como a pessoa vê "Furry"
Pra uns, estilos, pra outros o gênero ou significado da palavra.
Pra mim é um estilo n_n
14/05/2012 13:43:05
Hwei vc tá certo numa coisa: Não existe um significado específico pra própria palavra "furry", mas vou dizer o que penso a respeito (se alguém se importar):
Pra mim, furry é, digamos, uma mescla entre um animal e um humano (afinal, o furry é mais comumente definido como um ser "intersectado" entre humano e animal, por ex os deuses egipicios e demais seres d mitologias diferentes), mas mesmo eu acreditando nisso, há outros significados pra "Furry", no meu caso, eu sou o tipo Teriantropo (como eu sou ruim em explicação muito detalhada, aconselho procurarem isso no Wikipédia)...
Mas então, como HweiChow disse, não há razão pra "rotular" os outros e, muitas vezes, fazer julgamentos Injustos... Vivemos nossa vida como furriem em paz, sem julgar os demais...
12/06/2012 00:56:23
Um Furry para mim nada mas é do que você sente no seu interior algo que você tinha ou tem mais demorou para encontrar ^^ ^^ ^^
e digo não a nada mais legal do que ser um furry
05/09/2012 14:46:00
todos tem suas versões
05/09/2012 15:01:43
Cada um tem sua definição de furry e por que entram para o fandom. Mas é sempre bom olhar uma ideia geral ou formular uma ideia para dar uma generalização para poder distinguir quem é simpatizante apenas ou quem é furry. No entanto há que acrescentar que o fandom precisa ser um lugar confortável não para discussões assim , que não fazem muito sentido até porque vivemos escondidos. Para mim, é furry quem se compara de alguma forma com determinado animal. Isto e o fato de querer ser. E não necessariamente sair de fursuit, latir, coisas assim. Fazer esse tipo de coisa como sei que alguns fazem é portanto um absurdo, porque de fato, nós não somos metade animais. Somos humanos. Daí à alguém se quiser ter o "delírio"(desculpem minha opinião forte) de achar que tem um espírito de dragão, esta pessoa deve ao menos racionalizar que se ela tem um "espírito " de dragão, está num corpo humano e deve agir como tal para não parecer um doente. E isso serve para todos os furries diferentes. Aqui deveria ser um lugar mais de amizades e recreação e não uma "religião" coisa do tipo. Mas cada um tem sua maneira de pensar. Só precisa cuidar para isto não virar uma doença mental, até porque as pessoas JÁ generalizam furries como gays, lésbicas, pervertidos, tarados, desenhistas, zoofíticos(relacionado à zoofilia. Me corrijam se eu estiver errado...) e doentes. Então não precisamos de mais esteriótipos ou pessoas que passem uma imagem de um ser humano que sai por aí latindo, rugindo, cheirando as nádegas dos outros. Quanto à todo resto, eu respeito. Cada um tem seu motivo para ser furry. Diversão. Interesses em yiff... Conhecer gente... Qualquer coisa que seja. E é verdade, as pessoas procuram a gente quando tem idéias malucas para sexo. Diga-se de passagem, furries parecem que são ótimos nisso, e eu me incluo nelas. Só que eu sou bom em outras coisas, e não sou só isso e todos aqui somos. Portanto estamos todos no mesmo barco. A gente sabe que o fandom é mais podre que uma maçã de cinco meses fora da geladeira! Tem coisas legais? Tem. Com certeza. Tem coisas legais. Pessoas legais. Idéias legais. Por que não se concretizam? Porque cada um apenas fala.(Perdoem-me as excessões. ) E ninguém faz nada. Poucos fazem. Eu acho que é importante mudar este esteriótipo da cabeça das pessoas para primeiramente, não ficarmos fechados e sermos melhor aceitos na sociedade. Para isto, precisa definir o que é furry, tecnicamente. Mas não maltratar quem não segue à risca todas as características.
19/03/2013 22:21:55
pra mim eu acredito ser na verdade ser um zooantropomórfico, seja numa base puramente espiritual ou ser fisicamente preso num corpo humano
Algumas pessoas se referem a essas pessoas como Furries verdadeiros ou Furries na vida real.
02/05/2013 14:22:18
Digite seu comentário aqui
16/08/2013 18:07:08
Muito bom mesmo, essa opinião exprime um sentimento de união que devemos sempre ter em todos os aspectos de nossas vidas, e nao so no fandom. No meu caso, eu sinto que vivi sempre tao proximo dos animais, que e como se eu realmente pudesse compreender a sinceridade absoluta com que eles se expressam atravez de seus habitos, logo, eu gostaria de ser meio animal, pois eu me sinto assim ^.^
Muito bom, HweiChow. De fato não cabe a uma pessoa classificar e por rotulos as demais
21/12/2013 19:36:30
Eu concordo que ninguém tem o poder de tirar um título que uma pessoa impôs a si mesma como sendo dela própria (no caso, furry), e concordo que essas coisas ainda precisam ser ditas (como acredito que meus antigos professores de primário continuam repetindo que é preciso saber ouvir para depois poder falar.. ainda sem muita eficácia). Porém, e é algo que creio vou carregar comigo pelo resto dos meus dias, por mais que um grupo de pessoas tenha a capacidade de mudar a convivência entre si, isso nunca poderá ser alcançado se esse grupo for maior do que 20 pessoas. Em outras palavras: Somos uma grande família. Como toda família, temos desentendimentos, temos hipocrisia, temos ovelhas negras. Não acredito que isso vá mudar, nem cedo e nem tarde. Cabe a cada um saber interpretar e/ou abafar desavenças para amenizar as brigas.
24/07/2011 02:11:36
Eu concordo que ninguém tem o poder de tirar um título que uma pessoa impôs a si mesma como sendo dela própria (no caso, furry), e concordo que essas coisas ainda precisam ser ditas (como acredito que meus antigos professores de primário continuam repetindo que é preciso saber ouvir para depois poder falar.. ainda sem muita eficácia). Porém, e é algo que creio vou carregar comigo pelo resto dos meus dias, por mais que um grupo de pessoas tenha a capacidade de mudar a convivência entre si, isso nunca poderá ser alcançado se esse grupo for maior do que 20 pessoas. Em outras palavras: Somos uma grande família. Como toda família, temos desentendimentos, temos hipocrisia, temos ovelhas negras. Não acredito que isso vá mudar, nem cedo e nem tarde. Cabe a cada um saber interpretar e/ou abafar desavenças para amenizar as brigas.
24/07/2011 02:13:00
furry pra mim é quem se identifica sendo XD
12/08/2011 20:59:16
não sou Furry, sou um inseto u.u
10/09/2011 05:08:03
Acho que varia como a pessoa vê "Furry"
Pra uns, estilos, pra outros o gênero ou significado da palavra.
Pra mim é um estilo n_n
14/05/2012 13:43:05
Hwei vc tá certo numa coisa: Não existe um significado específico pra própria palavra "furry", mas vou dizer o que penso a respeito (se alguém se importar):
Pra mim, furry é, digamos, uma mescla entre um animal e um humano (afinal, o furry é mais comumente definido como um ser "intersectado" entre humano e animal, por ex os deuses egipicios e demais seres d mitologias diferentes), mas mesmo eu acreditando nisso, há outros significados pra "Furry", no meu caso, eu sou o tipo Teriantropo (como eu sou ruim em explicação muito detalhada, aconselho procurarem isso no Wikipédia)...
Mas então, como HweiChow disse, não há razão pra "rotular" os outros e, muitas vezes, fazer julgamentos Injustos... Vivemos nossa vida como furriem em paz, sem julgar os demais...
12/06/2012 00:56:23
Um Furry para mim nada mas é do que você sente no seu interior algo que você tinha ou tem mais demorou para encontrar ^^ ^^ ^^
e digo não a nada mais legal do que ser um furry
05/09/2012 14:46:00
todos tem suas versões
05/09/2012 15:01:43
Cada um tem sua definição de furry e por que entram para o fandom. Mas é sempre bom olhar uma ideia geral ou formular uma ideia para dar uma generalização para poder distinguir quem é simpatizante apenas ou quem é furry. No entanto há que acrescentar que o fandom precisa ser um lugar confortável não para discussões assim , que não fazem muito sentido até porque vivemos escondidos. Para mim, é furry quem se compara de alguma forma com determinado animal. Isto e o fato de querer ser. E não necessariamente sair de fursuit, latir, coisas assim. Fazer esse tipo de coisa como sei que alguns fazem é portanto um absurdo, porque de fato, nós não somos metade animais. Somos humanos. Daí à alguém se quiser ter o "delírio"(desculpem minha opinião forte) de achar que tem um espírito de dragão, esta pessoa deve ao menos racionalizar que se ela tem um "espírito " de dragão, está num corpo humano e deve agir como tal para não parecer um doente. E isso serve para todos os furries diferentes. Aqui deveria ser um lugar mais de amizades e recreação e não uma "religião" coisa do tipo. Mas cada um tem sua maneira de pensar. Só precisa cuidar para isto não virar uma doença mental, até porque as pessoas JÁ generalizam furries como gays, lésbicas, pervertidos, tarados, desenhistas, zoofíticos(relacionado à zoofilia. Me corrijam se eu estiver errado...) e doentes. Então não precisamos de mais esteriótipos ou pessoas que passem uma imagem de um ser humano que sai por aí latindo, rugindo, cheirando as nádegas dos outros. Quanto à todo resto, eu respeito. Cada um tem seu motivo para ser furry. Diversão. Interesses em yiff... Conhecer gente... Qualquer coisa que seja. E é verdade, as pessoas procuram a gente quando tem idéias malucas para sexo. Diga-se de passagem, furries parecem que são ótimos nisso, e eu me incluo nelas. Só que eu sou bom em outras coisas, e não sou só isso e todos aqui somos. Portanto estamos todos no mesmo barco. A gente sabe que o fandom é mais podre que uma maçã de cinco meses fora da geladeira! Tem coisas legais? Tem. Com certeza. Tem coisas legais. Pessoas legais. Idéias legais. Por que não se concretizam? Porque cada um apenas fala.(Perdoem-me as excessões. ) E ninguém faz nada. Poucos fazem. Eu acho que é importante mudar este esteriótipo da cabeça das pessoas para primeiramente, não ficarmos fechados e sermos melhor aceitos na sociedade. Para isto, precisa definir o que é furry, tecnicamente. Mas não maltratar quem não segue à risca todas as características.
19/03/2013 22:21:55
pra mim eu acredito ser na verdade ser um zooantropomórfico, seja numa base puramente espiritual ou ser fisicamente preso num corpo humano
Algumas pessoas se referem a essas pessoas como Furries verdadeiros ou Furries na vida real.
02/05/2013 14:22:18
Digite seu comentário aqui
16/08/2013 18:07:08
Muito bom mesmo, essa opinião exprime um sentimento de união que devemos sempre ter em todos os aspectos de nossas vidas, e nao so no fandom. No meu caso, eu sinto que vivi sempre tao proximo dos animais, que e como se eu realmente pudesse compreender a sinceridade absoluta com que eles se expressam atravez de seus habitos, logo, eu gostaria de ser meio animal, pois eu me sinto assim ^.^
Muito bom, HweiChow. De fato não cabe a uma pessoa classificar e por rotulos as demais
21/12/2013 19:36:30